CINE CLUBE ESPAÇO ABERTO DE BRAZLÂNDIA

Esse é o projeto Cineclube Espaço Aberto, ponto de encontro de jovens e adultos que desejam trocar experiências culturais.
As exibições são
na Biblioteca Setorial Érico Veríssimo (em frente ao Ginásio Espelho D' Água de Brazlândia)

Próximas exibições:
13/09 - CURTAS, 14/09 – LONGA-METRAGEM, 04/10 - CURTAS, 05/10 - LONGA-METRAGEM, 08/11 - CURTAS, 09/11 - LONGA-METRAGEM, 06/12 - CURTAS, 07/12 - LONGA-METRAGEM.


Aguardamos vocês!!!


@cinespacoaberto

cineclube.espacoaberto@gmail.com

terça-feira, 29 de junho de 2010

Concentração do Acesso à Cultural no Brasil


Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios:



  • 91,3% dos mais de 53 milhões de lares brasileiros possuem pelo menos um aparelho receptor de televisão;
  • O rádio está presente em 88%;
  • Ao mesmo tempo, apenas 10% possuem assinatura de TV a cabo ou por satélite;
  • 17% têm acesso à internet, apesar de 24% possuírem computador;
  • Segundo a Ancine, o filme brasileiro ocupa apenas 10% do mercado nos cinemas, 5,5% na TV aberta e irrisórios 0,5% na TV por assinatura;
  • Apenas 8% dos municípios brasileiros possuem salas de cinema, freqüentadas por somente 12% da população;
  • As gravadores independentes, que produzem 70% da música nacional, contam com insignificantes 8% do espaço de difusão no rádio e TV;
  • Enquanto que os oligopólios, embora gravem apenas 9% da nossa imensa e rica diversidade musical brasileira, controlam 90% do espaço de difusão em rádio e TV.

Fonte: http://cineclubes.org.br/tiki/tiki-read_article.php?articleId=337

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cinema Perto de Você


CINEMA PERTO DE VOCÊ

O cinema nasceu como uma diversão popular. O Brasil já teve um parque exibidor vigoroso e descentralizado: quase 3.300 salas em 1975, uma para cada 30.000 habitantes, 80% em cidades do interior. Desde então, o país mudou.

Com a expansão dos shopping centers, a atividade de exibição se reorganizou. O número de cinemas duplicou, até chegar às atuais 2.200 salas. Esse crescimento, porém, além de insuficiente (o Brasil é apenas o 60º país na relação habitantes por sala), ocorreu de forma concentrada.

Foram privilegiadas as áreas de renda mais alta das grandes cidades. Populações inteiras foram excluídas do universo do cinema ou continuam mal atendidas: o Norte e o Nordeste, as periferias urbanas, as cidades pequenas e médias do interior.

O foco do Programa CINEMA PERTO DE VOCÊ é a inclusão de consumidores pela oferta de cinema para a nova classe C, cerca de metade da população brasileira.

Com esse movimento, os agentes do setor, ao mesmo tempo em que fazem seus negócios, ajudam a construir uma rede qualificada de serviços, melhorando a vida nas cidades.O Programa é concebido para enfrentar outros desequilíbrios como a concentração geográfica das salas, com estímulos especiais para as regiões Norte e Nordeste e para as cidades do interior não atendidas ou mal atendidas por salas.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Projeto Cineclube Convida!

Datas de realização: 18 e 25 de junho / 2 de julho

Local: CED 03 de Brazlândia

Horário: Sextas-feiras, de 14 às 17h


18 de junho

Convidado: Rodrigo Araújo Magalhães

Filme: A negação do Brasil

Gênero: documentário

Tempo de duração: 90 min.

Lançamento: 2000


25 de junho

Convidado: Carlos Eduardo da Silva

Filme: Rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas

Gênero: documentário

Tempo de duração: 75 min.

Lançamento: 1999


2 de julho

Convidadas: alunas do 3º D

Filme: Escritores da liberdade

Gênero: Drama

Tempo de duração: 123 min.

Lançamento: 2007

Vídeo Índio Brasil


Fotos extraídas do site do VIB

Em breve divulgaremos a programação da participação do Cineclube Espaço Aberto no Vídeo Índio Brasil!

Vídeo Índio Brasil

Olá pessoal,

É com muita alegria que informamos que o Cineclube Espaço Aberto foi escolhido para ser uma das sedes em que se realizará o Vídeo Índio Brasil 2010! O VIB consiste em uma Mostra de Cinema Indígena, com filmes sobre índios e realizados por índios, que acontecerá simultaneamente em Campo Grande e mais de 100 cidades brasileiras na semana de 31 de julho a 7 de agosto de 2010.

"O Vídeo Índio Brasil não tem fins lucrativos e o evento vai contar com entrada franca em todo território nacional. Além da mostra, a programação ainda compreenderá oficina de audiovisual dirigida aos indígenas, exposição fotográfica, seminários e debates com lideranças, representantes governamentais e não-governamentais, especialistas, artistas, acadêmicos, comunicadores, empresários, trabalhadores e a sociedade em geral."

http://www.videoindiobrasil.org.br/edicao2010

Vídeo Índio Brasil

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Construindo a Memória Coletiva de Brazlândia


Estudantes dos 3º anos do Centro 03 fizeram um trabalho na disciplina de sociologia sobre os movimentos sociais de Brazlândia. Um dos temas foi o Cineclube Espaço Aberto, movimento político-social que tem objetivo de agitar a cena cultural da cidade.
Para a realização do trabalho o grupo recuperou a história do antigo cinema da cidade, o Cine São Francisco, popularmente conhecido como Cine Arca de Noé que foi fechado em 1989 e transformado num bar. O grupo também realizou entrevistas com os integrantes do cineclube e com os frequentadores das sessões para recuperar a memória coletiva de Brazlândia.
Essa proposta de contar a história dos movimentos sociais faz parte da construção de um outro olhar sobre os 50 anos de Brasília. Um olhar que valoriza as iniciativas da sociedade civil organizada e que questiona a narrativa oficial divulgada pela grande mídia.