CINE CLUBE ESPAÇO ABERTO DE BRAZLÂNDIA

Esse é o projeto Cineclube Espaço Aberto, ponto de encontro de jovens e adultos que desejam trocar experiências culturais.
As exibições são
na Biblioteca Setorial Érico Veríssimo (em frente ao Ginásio Espelho D' Água de Brazlândia)

Próximas exibições:
13/09 - CURTAS, 14/09 – LONGA-METRAGEM, 04/10 - CURTAS, 05/10 - LONGA-METRAGEM, 08/11 - CURTAS, 09/11 - LONGA-METRAGEM, 06/12 - CURTAS, 07/12 - LONGA-METRAGEM.


Aguardamos vocês!!!


@cinespacoaberto

cineclube.espacoaberto@gmail.com

domingo, 27 de novembro de 2011

O Cineclube Espaço Aberto foi convidado pelo O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para participar como exibidor da 1° Série de Mostras de Cinema durante a segunda edição da Conferência do Desenvolvimento – Ipea (2ª Code/Ipea). O evento ocorrerá nos dias 23 a 25 de novembro de 2011, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A conferência tem como objetivo a promoção do debate nacional sobre o desenvolvimento e será realizada de forma aberta e gratuita à participação de estudantes, profissionais, agentes públicos, estudiosos, pesquisadores, especialistas, professores, legisladores, entre outros.
Na nossa participação (25/11/11 – sessão 9h30 ) vamos exibir e debater o filme Houve uma vez dois verões (Jorge Furtado. Brasil, 2002, 75 min.)



Ensaio sobre o cinema negro brasileiro




domingo, 20 de novembro de 2011

No dia da Consciência Negra, além do filme A negação do Brasil (2000), dois manifestos são importantes para pensar o negro no cinema brasileiro:

Dogma Feijoada (2000):

1 - O filme tem que ser dirigido por um realizador negro.
2 - O protagonista deve ser negro.
3 - A temática do filme tem que estar relacionada com a cultura negra brasileira.
4 - O filme tem que ter um cronograma exequível. Filmes-urgentes.
5 - Personagens estereotipados negros (ou não) estão proibidos.
6 - O roteiro deverá privilegiar o negro comum brasileiro.
7 - Super-heróis ou bandidos deverão ser evitados.

Manifesto do Recife (2001):

1- O fim da segregação a que são submetidos os atores, atrizes, apresentadores e jornalistas negros nas produtoras, agências de publicidade e emissoras de televisão.
2- A criação de um fundo para o incentivo de uma produção audiovisual multirracial no Brasil.
3- A ampliação do mercado de trabalho para atrizes, atores, técnicos, produtores, diretores e roteiristas afros-descendentes.
4- A criação de uma nova estética para o Brasil que valorizasse a diversidade e a pluralidade étnica, regional e religiosa da população brasileira.

EXIBIÇÃO DO DIA 23/11: “A NEGAÇÃO DO BRASIL”


No dia 23 de novembro, às 20h, no Núcleo de Extensão da UnB, no Setor Veredas, exibiremos o filme “A negação do Brasil”, fazendo parte da Semana da Consciência Negra.

O documentário traz à tona a história das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela brasileira. O filme é enriquecido ainda mais com depoimentos de atores como Milton Gonçalves, Ruth de Souza, Léa Garcia, Zezé Motta e Maria Ceiça, entre outros, que contam suas experiências e discutem o preconceito contra artistas negros.
O diretor Joel Zito Araújo, baseado em suas memórias, e em uma minuciosa investigação, analisa as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros.

A ENTRADA É GRÁTIS.

Venha e sinta-se a vontade para convidar outras pessoas para irem ver esse filme.

Abraço

CINECLUBE ESPAÇO ABERTO
cineclube.espacoaberto@gmail.com
@cinespacoaberto

terça-feira, 15 de novembro de 2011

1ª JORNADA DE CINEMA NEGRO DE BRASÍLIA de 16 a 20/11, no Cine Brasília e nas cidades de São Sebastião, Varjão, Estrutural e Ceilândia‏





domingo, 13 de novembro de 2011


Olá

Fiquem atentos às datas das nossas próximas sessões do cineclube. Todas essas sessões serão no Núcleo de Extensão da UnB, as 20hs.

Quando se aproximar mais das exibições, enviaremos email com as sinopses dos filmes.

Ajude-nos na divulgação e nos encontramos la.

23/11 - O NEGRO REPRESENTADO NO CINEMA

Filmes que dialogam com representação audiovisual no negro no Brasil.

07/12 - LOUCO É QUEM ME DIZ

Filmes que discutem a “loucura”.

14/12 - COMÉDIAS CURTAS

Curtas de comédias para pontuar as atividades do cineclube em 2011.


Abraços

Cineclube Espaço Aberto

cineclube.espacoaberto@gmail.com

@cinespacoaberto

quinta-feira, 10 de novembro de 2011


No dia 11 de novembro teremos, às 20h, mais um CINE CASA, projeto paralelo do Cineclube Espaço Aberto em parceria com Doriel Mattos - na Quadra 37 Conjunto F Casa 20 - Vila São José/Brazlândia. O filme dessa sessão é “LOKI”.

"Loki” aborda a trajetória de Arnaldo Baptista, o criador dos Mutantes. O diretor Paulo Henrique Fontenelle vai fundo e conta tudo. Ou, pelo menos, conta muita coisa da vida nada vulgar de Arnaldo. Ele foi uma espécie de músico precoce e criou Os Mutantes ainda menor de idade. De mentor intelectual da banda composta por seu irmão Sérgio e Rita Lee, evoluiu a profeta de uma trip composta de muita loucura, experimentação musical, e, sim, muita experiência com drogas. Após a sessão o bate-papo será de Mutantes ao som dos discos de vinil.

A ENTRADA É GRÁTIS.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Fotos da sessão do dia 09/11/2011





segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nesta quarta-feira (09/11), às 20h, voltamos às exibições no Núcleo de Extensão da UnB, no setor veredas.
O filme escolhido pra essa sessão é o “BRASILEIRINHO". Em 2005 foi lançado o filme documentário "Brasileirinho", um tributo ao choro, gênero musical brasileiro. O filme do cineasta e diretor finlandês Mika Kaurismaki foi uma das atrações da mostra Fórum do Festival de Berlim de 2005. Alguns músicos que participaram do filme foram Yamandú Costa, Paulo Moura, Trio Madeira Brasil, Teresa Cristina, dentre outros.
Segue o trecho do filme: http://www.youtube.com/watch?v=JVxllevLCzQ

Nos encontramos na sessão.

Abraço

CINECLUBE ESPAÇO ABERTO

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Em mais uma parceria com a Administração Regional de Brazlândia, na próxima sexta-feira (04/11), às 20h, no auditório da Administração, exibiremos o filme SIMPLES MORTAIS.
O filme entra em cartaz nos cinemas de Brasília, Rio e São Paulo no final do mês de novembro. A pré-estréia será no Cine Brasília, dia 23 de novembro. Mas anteciparemos essas datas exibindo aqui em Brazlândia.
Após a exibição, teremos um bate-papo com o diretor Mauro Giuntini.Sinta-se a vontade para sugerir também. E nos encontramos na sessão.

Abraço.

CINECLUBE ESPAÇO ABERTO

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Fotos do Dia Internaciona da Animação