Brazlândia, 22 de junho de 2011
O Cineclube Espaço Aberto vem por meio desta Carta Aberta manifestar seu total apoio à luta do Professor Rodrigo Araújo Magalhães, professor de Sociologia e companheiro cineclubista, para que seja reconhecido o desrespeito histórico com que seu trabalho vem sendo tratado por membros da direção do Centro Educacional 03 de Brazlândia.
O Cineclube Espaço Aberto acompanha a trajetória profissional e política do Professor Rodrigo desde a sua fundação, há aproximadamente 4 anos. Não seria exagero afirmar que é justamente devido à concepção ampla e transformadora de educação desenvolvida pelo Professor Rodrigo, que o Cineclube Espaço Aberto continua Aberto até hoje.
O público freqüentador do Cineclube é formado, especialmente, por estudantes do CED 03, graças ao incansável estímulo do Professor Rodrigo. Foram inúmeras atividades propostas aos alunos ao longo desses 4 anos de Cineclube, com o objetivo de construir uma cultura participativa entre a juventude de Brazlândia. Horas e horas de trabalho extracurricular pela convicta crença de que o processo de ensino/aprendizagem deve estar presente no cotidiano das pessoas, não apenas em uma sala de aula.
Toda essa experiência foi tão exitosa que, no ano de 2010, o Cineclube Espaço Aberto foi convidado a se mudar para o CED 03. Tal convite foi aceito com muita alegria, pois finalmente o Cineclube estaria próximo de seu público-alvo, os estudantes, e do Professor Rodrigo.
Porém, a alegria durou pouco. Apesar de todo o trabalho que vinha sendo desenvolvido com os estudantes, o corpo da direção não acreditou no projeto. Muito pelo contrário, procurou não se envolver e fez questão de se manter à distância de qualquer parceria com o Cineclube. Nunca sentou para desenvolver qualquer estratégia de ação conjunta.
O desgaste foi tamanho que no início desse ano o Cineclube saiu do CED 03, instalando-se no Núcleo de Extensão da UnB, sem qualquer manifestação de despedida do corpo diretor da escola, nenhum reconhecimento pelo trabalho realizado até então.
É por todos esses motivos que o Cineclube Espaço Aberto vem a público manifestar total solidariedade ao Professor Rodrigo. Aprendemos com ele que a luta é coletiva e que se calar ante as injustiças é o pior exemplo que um professor e uma sociedade podem oferecer aos seus jovens.
Saudações Cineclubistas,
Equipe do Cineclube Espaço Aberto
Celebre frase elaborada pelo sociólogo francês, Pierre Bourdieu, para definir o papel político que a Sociologia deve assumir na escola e na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário