CINE CLUBE ESPAÇO ABERTO DE BRAZLÂNDIA

Esse é o projeto Cineclube Espaço Aberto, ponto de encontro de jovens e adultos que desejam trocar experiências culturais.
As exibições são
na Biblioteca Setorial Érico Veríssimo (em frente ao Ginásio Espelho D' Água de Brazlândia)

Próximas exibições:
13/09 - CURTAS, 14/09 – LONGA-METRAGEM, 04/10 - CURTAS, 05/10 - LONGA-METRAGEM, 08/11 - CURTAS, 09/11 - LONGA-METRAGEM, 06/12 - CURTAS, 07/12 - LONGA-METRAGEM.


Aguardamos vocês!!!


@cinespacoaberto

cineclube.espacoaberto@gmail.com

sábado, 16 de janeiro de 2010

O que é um cineclube?


Geralmente os cineclubes têm como objetivo promover debates sobre questões polêmicas (sociais, culturais, éticas, etc.) provocadas pela exibição de filmes produzidos em diferentes partes do mundo, escolhidos não com base em critérios comerciais, mas, sim, pela forma de abordar e apresentar tais assuntos.

Os primeiros cineclubes remontam o início do século passado e são identificados, desde os primórdios, por seu potencial ‘subversivo’. Juntamente com as rádios e jornais comunitários, os cineclubes surgem como respostas aos monopólios comerciais dos meios de comunicação que atendem apenas aos interesses de uma parcela restrita da população, certamente a mais “empoderada”.
Três são as características consensuais que definem um cineclube:
1) o cineclube não tem fins lucrativos;
2) o cineclube tem uma estrutura democrática;
3) o cineclube tem um compromisso cultural e ético.
Os cineclubes, portanto, contribuem para criar novos fatos, formar opiniões, mudar consciências, enfim, produzem e modificam a própria cultura local. No mundo contemporâneo, caracterizado, dentre outros elementos, pela privatização dos interesses coletivos, e pela mercantilização da produção cultural, os cineclubes tornam-se espaços primordiais onde a cooperação e o intercâmbio se fazem presentes, rompendo-se assim, com a lógica fragmentária e individualista dos tempos atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário