CINE CLUBE ESPAÇO ABERTO DE BRAZLÂNDIA

Esse é o projeto Cineclube Espaço Aberto, ponto de encontro de jovens e adultos que desejam trocar experiências culturais.
As exibições são
na Biblioteca Setorial Érico Veríssimo (em frente ao Ginásio Espelho D' Água de Brazlândia)

Próximas exibições:
13/09 - CURTAS, 14/09 – LONGA-METRAGEM, 04/10 - CURTAS, 05/10 - LONGA-METRAGEM, 08/11 - CURTAS, 09/11 - LONGA-METRAGEM, 06/12 - CURTAS, 07/12 - LONGA-METRAGEM.


Aguardamos vocês!!!


@cinespacoaberto

cineclube.espacoaberto@gmail.com

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CARTA DE ADIRLEY QUEIRÓS PARA O FESTIVAL DE BRASÍLIA

Prezad@s,

Em consideração as pessoas que gostam de cinema e que, eventualmente, teriam o interesse em assistir ao trabalho que realizamos, venho informar que estamos retirando o filme “A CIDADE É UMA SÓ?” do Festival de Cinema de Brasília. Os motivos já estão expostos durante todo esse ano e seria redundância dizer o que todo mundo sabe, comenta, porém silencia. Fazemos filmes não só para serem feitos. Fazemos filmes buscando outra perspectiva estética e política (não partidária, e sim política). Fazemos filmes para que eles sejam, no mínimo, um pequeno reflexo da nossa condição cultural, social e econômica. Fazemos filmes do local onde estamos, do nosso local de fala. Ir contra esses princípios mínimos seria uma incoerência. Exibir o filme neste Festival, neste momento que se configura, seria legitimar posturas arrogantes, autoritárias e, acima de tudo, reacionárias. Aquilo que o festival está chamando de avanços, julgo reacionários: Deslegitimar a classe cinematográfica local; Desconsiderar o nosso processo histórico por salas de cinema em CEILÂNDIA (falo aqui pela CEICINE); Fechar as portas do Festival a um outro tipo de cinema que cada dia é mais vigoroso no Brasil e no mundo ; Transformar o festival em um pastiche, em um moribundo com cara de qualquer coisa. Isso são avanços? Creio que não. Não podemos mais nos silenciar frente ao desrespeito que estamos sendo tratados pela coordenação deste Festival. Adirley Queirós. Diretor do Filme “A CIDADE É UMA SÓ?” CEICINE (COLETIVO DE CINEMA EM CEILÂNDIA)

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2011/09/28/interna_diversao_arte,271726/adirley-queiros-tirou-o-filme-da-mostra-por-causa-das-mudancas-no-festival.shtml

segunda-feira, 19 de setembro de 2011


É um prazer convidá-lo(a) para a sessão do filme A falta que me faz, de Marília Rocha.

Ele será exibido nesta quarta-feira, 21 de setembro, às 20h, no Núcleo de Extensão da UnB, no Setor Veredas, Brazlândia/DF.

Contamos com a sua presença!

CINECLUBE ESPAÇO ABERTO

http://cineclubeespacoaberto.blogspot.com

@cinespacoaberto

A FALTA QUE ME FAZ,

Filmado durante um inverno, na cordilheira do Espinhaço, em Curralinho (região de Diamantina, em Minas Gerais), A falta que me faz aborda um grupo de garotas em um momento de transição. Alessandra, Priscila, Shirlene e Valdênia vivem um romantismo impossível, que as enlaça com homens de fora, deixando marcas em seus corpos e na paisagem a seu redor.

Entre festas, namoros e contradições da passagem para a idade adulta, cada uma encontra sua maneira particular de resistir à mudança e existir na incerteza.

Para mais informações sobre o filme, acesse: www.mariliarocha.com

sábado, 17 de setembro de 2011

Cine Cordel





Ontem, dia 16/9, o Cineclube Espaço Aberto exibiu na rua do prof. Ciro Fernandes as animações inspiradas nas histórias de cordel:

Coronel e o Lobisomem
Diretor: Elvis K. Figueiredo, Ítalo Cajueiro
Ano: 2002
Duração: 10 min./ colorido

O julmento santo e a cidade que se acabou antes de começar
Diretor: Leo D., Willian Paiva
Ano: 2007
Duração: 11 min./ colorido

Vida Maria
Diretor: Márcio Ramos
Ano: 2006
Duração: 9 min./ colorido

Como não poderia faltar, depois da exibição aconteceu uma divertida conversa sobre cordel, cinema e sobre a memória das pessoas que falaram da importância da cultura nordestina na formação da capital do país.

abraço a tod@s.
E até a próxima sessão.


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CINECLUBE CONVIDA


Olá Pessoal,

Na próxima quarta-feira, 14/09, às 19h:30min, no Núcleo de Extensão da UnB no Setor Veredas é a vez do projeto “Cineclube Convida”.

Nosso convidado dessa vez, com muita alegria, é Everton Silva, companheiro cineclubista de Brazlândia. O filme escolhido por ele é Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodansky.

Nos encontramos lá! Saudações Cineclubistas,

Cineclube Espaço Aberto

Sinopse:

Neto é um jovem estudante de segundo grau de classe média baixa. Ele não suporta a presença do pai. O pai não se interessa pelo mundo do filho. O vazio entre eles cresce a cada dia. A distância é instransponível. A comunicação termina gerando atitudes radicais, que acabarão colocando Neto atrás dos muros de um manicômio.
http://www.programadorabrasil.org.br/filme/338/



Por Everton Silva:

Marx fez uma grande critica ao capital adotando o ponto de vista dos trabalhadores. Luter King, Malcolm X e outros atuaram na militância pelos direitos dos negros. As feministas durante todo século XX lutaram pelo direito das mulheres. E os ditos “loucos”? Quem fala por eles, quem fala com eles?

O filme, além de mostrar a incapacidade de diálogo entre um adolescente rebelde e um pai ignorante, passando pelo preconceito contra os usuários de drogas, toca num ponto pouco discutido nesse país: a questão da crítica manicomial. O “tratamento” aos “loucos” em nada diferencia do modo como eles eram tratados há 200 anos. O filme faz essa critica mostrando as instituições de fachadas, abordando a forma de tratamento brutal dispensada a esses seres humanos, o uso indiscriminado de remédios controlados que favorece a já milionária indústria farmacêutica.

Neto, um adolescente como tanto outros, rebelde e com necessidade de aceitação, acaba sendo jogado dentro de um manicômio, por atitude do pai, devido ao fato de usar maconha. O pai é um senhor ignorante e que não fazia questão de manter um diálogo com o filho. Este se vê mentalmente e fisicamente destruído e acaba se isolando em seu mundo, a instituição que deveria “recuperar” o indivíduo, acaba degradando-o. O filme faz eco à crítica aos manicômios, e fortalece ideologicamente a luta antimanicomial dos profissionais da saúde. Um filme excelente. Bom filme para todos.


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CINE CASA II


Olá Pessoal,

O Cineclube Espaço Aberto apresenta nesta sexta, 09 de setembro, mais um CINE CASA, projeto paralelo ao desenvolvido no Núcleo de Extensão da UnB, em parceria com Doriel Mattos, que ocorrerá uma vez por mês, sempre às 20 hs, na Quadra 37 Conjunto F Casa 20 - Vila São José/Brazlândia.

Relembrando, a proposta é exibir filmes mais densos dos que estamos habitualmente acostumados no Espaço Aberto. E para esse desafio, o Cine Casa estará sempre acompanhado de um bom vinho ou cachacinha para descontrair a turma.

O filme a ser exibido nesta sexta é: Woodstock, três dias de paz, amor e música

Esperamos por vocês!

Saudações Cineclubistas


Sinopse:

1969 foi um ano em que muitas coisas aconteceram

O homem colocou pela primeira vez o pé na lua e milhares de pessoas se reuniram em uma pequena fazenda, nos arredores de Nova York, para celebrar três dias de muito rock, paz e amor. O maior festival da música do planeta estava começando: o Woodstock.

O mundo pode assistir ao primeiro e único documentário sobre esse encontro mágico, sendo grande vencedor do Oscar como melhor documentário em 1994. E, após 40 anos do festival, chega a versão do diretor totalmente remasterizada, sem cortes e com desempenhos lendários que estão vivos em várias gerações.

(Extraído da edição de aniversário: 40 anos de Woodstock)


domingo, 4 de setembro de 2011

Grito dos Excluídos em Braz - 07 de Setembro




Olá companheirada cineclubista!

Com o tema "Pela vida grita a terra...Por direitos, todos nós!", o Grito dos Excluídos 2011 será realizado, pela primeira vez, de forma descentralizada no Distrito Federal.
Em Brazlândia, o Cineclube Espaço Aberto, se somará àqueles que acreditam que a data é importante para a mobilização e a reflexão dos movimentos sociais em torno de uma agenda nacional e internacional que inclua a voz dos excluídos históricos.
O 7 de Setembro não deve ser uma data a ser comemorada no Brasil. Independência de quê, de quêm? Em um país onde os níveis de desigualdade social continuam profundos e as violações à condição humana continuam patentes, o 7 de Setembro deve ser um dia de luta e reflexão... Luta por uma sociedade, de fato, inclusiva, socialmente justa, onde a terra, a cidade e a educação de qualidade, por exemplo, sejam realmente de tod@s.
Para promover a reflexão e explicitar essas e outras contradições, nesse dia, o Cineclube Espaço Aberto exibirá o mais recente documentário de Silvio Tendler: O Veneno está na Mesa (2011).

Excepcionalmente, no Grito dos Excluídos, a sessão do Cineclube Espaço Aberto será realizada no Centro Educacional 01 de Brazlândia/DF, às 11hs, quarta-feira, 07 de setembro.

(Assista ao trailer aqui no blog em: Vale a Pena Assistir/Ler)

Saudações Cineclubistas,

Cineclube Espaço Aberto



GRITO DOS EXCLUÍDOS DISTRITO FEDERAL

Brazlândia - Concentração a partir das 07:30 na Praça do Lago
09:00 - Marcha pela cidade com todos os integrantes.
11:00 - Apresentação do Filme "O Veneno está na Mesa", Cine clube espaço aberto - Mesa de Exposição e debate com a comunidade. Contato: Flávio - (61) 8174.5187

Ceilândia - Concentração às 15 horas no Sol Nascente
15:00 - Apresentação de RAP, Poesia, MPB e outras atividades culturais.
16:30 - Marcha até o Balão da Fundação Bradesco, seguida de ato. Contato: Chico - (61) 9222.1658

Esplanada dos Ministérios - Concentração às 09 horas no Museu Nacional
10:00 - Marcha Contra a Corrupção na área do desfile militar. Contato: Walter Magalhães - (61) 7815.5163 / Chico - (61) 9222.1658

Planaltina - Concentração às 7:30 em frente ao Campus do IFB
09:00 - Marcha pela Avenida Independência - Troca de sementes entre os companheiros presentes e apresentação do Teatro do Oprimido.
11:00 - Retorno ao ECOA (Espaço de Convivência Agroecológica): Apresentação do Filme "O Veneno está na Mesa", Almoço coletivo. Contato: Delano - (61) 9149.1962


Sinopse - O VENENO ESTÁ NA MESA (Sílvio Tendler):

O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública.O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. A idéia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.